segunda-feira, abril 30, 2007

os meus livros

a internet tem uma sabedoria interminável...
já sabia disso, mas sempre me surpreendo, com tudo, tudo o que consigo saber aqui!
a pesquisar uma frase de Lawrence Durrell:
Music was invented to confirm human loneliness. (in 9-9)
fui ter a uma lista imensa de livros aconselhados (logo que deveriamos ler ou já ter lido).
reconheci muitos autores, por nome e por ter lido já alguma ou algumas das suas obras, mas poucos foram os livros que disse "já há" daquela lista... oh, mais uma grande aumento à lista de espera na mesinha de cabeceira. Claro que, na minha modesta opinião, faltam os fantásticos autores russos que tanto trabalho me têm dado como TOLSTÓI(avista-se que me dará grande e sudorético trabalho apenas e só depois de) DOSTOIÉVSKI.
será que tenho livro até ao verão? Espero que Não!!!

sexta-feira, abril 27, 2007

momentos solitários


Muitos são os momentos que não são preenchidos com ninguém a não ser comigo. E este foi um deles, um passeio de bicicleta pela praia...

domingo, abril 22, 2007

voltei a sonhar


Tinha presente, há muito tempo, que todas as pessoas deveriam fazer uma viagem sozinhas, nem que fosse uma vez na vida... Não sabia bem para quê, porquê, mas eu queria fazê-la. Vi um filme (muito chunga por sinal, mas) que me afirmou a minha teoria. Em 2005, Inverno, neve nas terras frias decido partir para Bratislava e Wien, afirmar a minha independência. Nem tudo correu como planeado, voos cancelados, perdi voos por causa disso, logo a seguir os voos esgotados... foi um sem fim de agora engraçadas situações a que fui obrigada a passar com a companhia do livro da altura e das pessoas que ía conhecendo mas que nenhuma falava a mesma língua que nós. Cheguei e o balanço, apesar de tudo foi positivo: provei a mim própria que vivo e viajo sozinha! Mas achava que as minha viagens solitárias tinham sido cumpridas com aquela... tipo missão cumprida! Já fiz isso na vida e chega. Mas um dia, quase que de uma forma surpreendentemente para mim, escrevi isto...

Hoje diz que não estou. Queria não estar e afinal quem não estava eras tu. Há quanto tempo... Hoje não, hoje também não sei se estou... Pousa aqui um postal de wien, que saudades da minha longa, solitária e atribulada viagem... e que saudades de viajar embora nem há um mês tenha acabado mais um destino. Hoje viajava sozinha, afinal mudei de ideias, hoje quero viajar sozinha outra vez... tantas ideias, tantos planos que hoje surgem... Põe a música alta, que hoje é esta música que me inspira! “Nina Simone” – Sinnerman (Felix da house cat) é cool não é? É sempre cool ser inspirada por uma música cool...




E Barcelona veio provar muito mais coisas e com mais certezas fiquei. Viajar sozinha é muito bom, positivo! Mas há que ter em atenção alguns pormenores :)

segunda-feira, abril 16, 2007

I love this city...

Pensando que a noite fosse péssima, com ressonares, barulhos estranhos e respiraçoes audíveis, se foi, nao dei por ela tal era a prostraçao. Hoje, concerteza, será igual e eu assim espero!

Dediquei o dia a tudo o resto que me poderia dedicar, e oh que tanto! Mas, infelizmente muitas das coisas que tinha delineado como importantes estavam fechados e era o caso da Fundación Miró, Mudeu de Arte Contemporânea...

Comecei por ir ao ARC DE TRIOMF, voltas e voltas de metro e dou uns passo em frente e vejo que ontem estive lá perto na minha caminhada perto do hostal! Devo-me ter esquecido de olhar para a direita.Desci essa "praça" com a companhia magnífica do sol radioso em direcçao ao PARC DE LA CIUTADELLA. Optimo dia para ver parques. Vi por fora o museus de Zoologia, o museu de Geologia e mais uma voltinha e vi a homenagem a PICASSO! Engraçada... Arte também nao é a minha área para poder encher esta obra com mais adjectivos. (Depois mostro a foto, agora nao me da jeito).
Farta de voltas de metro, encostei-o e decidi ir a pé até ao Colombo. Longe?... nah!

(Esta noite promete, veio uma excursao de putos franceses com cara de gunas, dois ja se pegaram aqui a menos de 1m de distancia)
Continuando, Lá fui eu... finalmente o COLOM, muitos turistas, muito movimento e li no American Express que dava para subir... Se nao sou parva devo estar para ser. Tenho medo das alturas, embora adore as vistas panoramicas. Nesse preciso momento achei que o medo nao era importante. É que aquilo lá em cima era tao apertado que nao passavam duas pessoas ao mesmo tempo sem terem que se esmagar contra o vidro... Fora os breves abanos que a torre sofria com o moviemento (do vento ou do elevador - 5 pessoas no máx). Fantástica ideia! Ainda bem que pus de parte o teleférico!
Saí inteira e nenhum dos filmes que passaram pela minha cabeça aconteceram para sorte de toda a humanidade.

Claro que com a famosa RAMBLA logo ali pus pés ao caminho e lá fui eu Ramblas acima! Estou cansada de escrever...
Conclusao: mais à tarde ainda fui ao PARC de Joan Miró. Levei o meu livro para ler umas descansadas páginas à sombra de "Dona i Ocell" (Mulher e Pássaro) e... Mais obras! (acho que nao era contruçao).

Depois voltas e mais voltas, ramblas, bairro gótico, regalos...
BARCELONA já era! Com pena por tudo o que deixei de ver, mas com a grande convicçao que cá voltarei em breve... muito breve!

Banda sonora será colocada posteriormente! Agora nao estou a encontrar até porque nao consigo ouvir a musica neste computador!

domingo, abril 15, 2007

I'm Johny Cash

Já estava a perder a esperança de fazer este post, pelo menos hoje, mudança de hostal acarretou várias e tormentosas diferenças. Logo pela manhazinha, tive que carregar a mochila que me acompanha e vir conhecer o novo espaço. Ainda era cedo para pousar as coisas no quarto, pelo que deixei a mala num local de ex-casa-de-banho-para-deficientes a que eles chamam "Lugged room"! Soa bem, mas cheira mal!!!

É sempre difícil decidir por onde começar, mas como estou sozinha apeteceu-me ir ver o mais popular, o que tanto ouço falar e nunca tinha visto - A Sagrada Família.
Está em obras, e por isso mesmo fui aconselhada pela Anaconda a basear a minha visita pelo exterior. Comecei pela parte que está a ser restaurada e, sinceramente, nao entendi qual a magia e a alma que tanta gente fala. Percebi melhor quando fui atrás e vi o que ainda está por restaurar... diferente, mas mesmo assim acho que há alguns postais que lhe conferem mais alma em papel do que ao vivo (o que é pouco usual)!
Tomei o pequeno-almoço, trazido na mochila, sentada num banquinho a ver os turistas entusiasmados a tirar fotografias. Toda a endomentária é digna de ser apreciada!

Segui, de metro, para a segunda estrutura aconselhada por recentes visitantes: Casa Milá, conhecida como "La Pedrera". Também em obras, daí que pensei que Barcelona fosse toda ela uma obra, mas nao, afinal!

Logo ali estava a Casa Terrades, embora nao se possa entrar, desde longe se percebe a grandiosidade e extravagância da obra de Puig.


Nas "shops" das casas e monumentos que ía visitando, a cor e originalidade de Gaudí estava muito presente nuns postais que diziam "Casa Batlló" e foi mesmo para essa magnífica e estrondosa casa que fui visitar. Um prédio de 8 andares, em que concerteza ninguém se importaria de ter um apartamento lá, nem mesmo se o vizinhos fossem maus... eu quero!!! Desde as salas amplas, às cores, luz e tudo em que se toca e pisa é fantástico. Hoje o dia será, definitivamente, dedicado a Gaudí, gosto dele! Para mostrar toda a casa numa só imagem, seria impossível, daí ter escolhido um pormenor, tal como Gaudí gosta, dos pormenores!


Já estava estafada, a Casa Batlló parecia perto da La Pedrera, mas nem era assim tao perto. Ganhei coragem e voltei para ver o que me esperava para esta noite... e a primeira impressao e visao nao foram as melhores:
É caso para dizer: Bom e barato há pouco quem!!! (Ah? N é assim que se diz?)

Almocei e tentei procurar a famosa Catedral... raios que foi difícil encontrar coisa tao grande!!! Mas, fico agora com a ideia que nao é de todo algo essencial para uma visita, ou nao estivesse ela em obras. Já tinha dito isto antes, n? (por acaso os senhores das obras nao podiam fazer a restauraçao em pedacinhos mais pequeninos, que é para o pessoal conseguir ver qualquer coisa. Façam isso às metades pra próxima!!!)Desisti de abandonar o meu amigo e surpreendente GAUDÍ e foi com coragem (se eu soubesse que era preciso tanta n teria ido) que parti para o Parc de Gaudí. É demais... simplesmente... duas palavras: ESPÉ TACULA!!!! E foi com algum esforço que toquei no lagarto ou salamandra que la se encontra. Acho que devia dar sorte ou coisa parecida, pelo menos estava tudo a tocar no bicho e aqui a menina foi disfarçadamente por a sua maozinha numa patinha dele. Aqui fica uma imagem duma pequena parte do maior banco do mundo!

Já sem sentir as pernas, a bexiga, os dedos dos pés, principalmente o mindinhu esquerdo fui ver o que queria ver de noite. Que caraças que nunca mais escurecia e já passavam das 19h... os nuestros hermanos sao lixados com a luz... foi pena, mas vi a torre AGBAR de dia! Nao volto la. A estaçao de metro é meia desértica e esperar que caia a noite para ir lá parece-me muito pouco boa ideia!

E assim vou! Dormir no meu beliche com um ferro no meio, ler um bocadinho para ver se esqueço a dor que o ferro me traz quando se espeta nas minhas ancas!
Banda Sonora para este post. Nao foi a minha banda sonora deste dia, mas poderia ter sito!
Tou morta, os erros vejo-os depois. Acho que vou ser atacada por um estrangeiro qq que queira vir à net no único computador que funciona direito (só há mais um e está desfocado e meio avariado, deve estar em obras!)

sábado, abril 14, 2007

de partida, com 5 horas de atraso...



E foi assim que decidi, como que pim-pam-pum e vou para Barcelona! Farta do lufa lufa, do corre corre para nada! Depois da mudança de contratos e da proibiçao de tirar férias tal como tinha planeado ("agora só no final de 6 meses" - esquecem-se é que já estou na instituiçao há dois anos) nada melhor que aproveitar as 3 míseras folgas para fazer algo de diferente. Vou para Barcelona! Comprei a viagem e reservei quartos na quarta-feira à noite e eis que cá me encontro. Claro que algo teria que se passar, ou nao estivesse a viajar sozinha...

Chego ao aeroporto e logo no check-in informam-me que o voo está atrasado 3h... voltei a casa e fiz o que tinha deixado por fazer, levantar a roupa, fazer a cama, levar o lixo para o contentor, almoçar e voltar! Hora prevista 14:30... UAU há novidades... passados 30min. hora prevista 16:45h e agora nao há forma de voltar a casa... Antes na ida do que na vinda (como já me aconteceu, mas dessa vez nao foram apenas 5 horas, o voo foi mesmo cancelado só no dia a seguir é que embarquei... mas.. isto é outra história). Alguns passageiros impacientes, as cadeiras quase todas ocupadas da porta 32 e eis que a imagem há horas esperada aparece:

Era mesmo ele! O aviao que me trouxe até à catalunha! Muitos passageiros, coitadinhos, mal o mesmo aterrou logo se levantaram numa fila organizada para terem a certeza que nao perderiam o lugar... mal sabiam que ainda muito tempo havia a esperar pois os passageiros que lá se encontravam tinham que sair!!! Já tinha andado de aviao com neve, chuva, sol, de noite, de dia, ao amanhecer... desta vez fui a ultima a entrar e fiquei tal como pretendido, sozinha em 3 lugares, e sem varizes por ter estado na fila à espera.


Comentário das trengas que não se calaram durante a viagem "Nos Perdidos os que sobreviveram foram os que iam atrás no aviao..." Optimo, bom comentário para quem ía pouco depois da asa...
E cá estou, era para aproveitar a tarde para ver, talvez, a sagrada família ou passear nas Ramblas, mas está de noite, estou sozinha e a residência fica num sitio sossegado, 5 min. por ruas sem ninguém... e em 5 min. muito pode acontecer!
O quarto é muito bom, dos melhores que já fiquei. Também nao me lembro de ter pago tanto por uma noite apenas! Mas era o único que havia dada a pouca antecedencia na reserva!


E por agora nada mais há a contar... Acho que amanha o hostal tem internet (assim espero) e espero também que seja melhor que aquela coisa onde fiquei em Paris, mas nao se pode exigir muito... afinal uma noite é só mesmo isso, uma cama para dormir para quê pagar mais?!?!

Acaba de entrar uma japonesa na sala dos computadores... é incrível, estas tipas andam por todo o lado! E aventuram-se sozinhas, sem sequer saber arranhar no inglês... isto é que é coragem!




terça-feira, abril 03, 2007

fez-se luz

sem exagero, há mais de uma hora que ando à volta disto... ainda bem que me estou a vingar nas horas de serviço! É bom que se note que a carga horária foi aumentada, mas com isso aumentam também as horas em que não faço puto e, por agora, foi-se a pena!