domingo, abril 15, 2007

I'm Johny Cash

Já estava a perder a esperança de fazer este post, pelo menos hoje, mudança de hostal acarretou várias e tormentosas diferenças. Logo pela manhazinha, tive que carregar a mochila que me acompanha e vir conhecer o novo espaço. Ainda era cedo para pousar as coisas no quarto, pelo que deixei a mala num local de ex-casa-de-banho-para-deficientes a que eles chamam "Lugged room"! Soa bem, mas cheira mal!!!

É sempre difícil decidir por onde começar, mas como estou sozinha apeteceu-me ir ver o mais popular, o que tanto ouço falar e nunca tinha visto - A Sagrada Família.
Está em obras, e por isso mesmo fui aconselhada pela Anaconda a basear a minha visita pelo exterior. Comecei pela parte que está a ser restaurada e, sinceramente, nao entendi qual a magia e a alma que tanta gente fala. Percebi melhor quando fui atrás e vi o que ainda está por restaurar... diferente, mas mesmo assim acho que há alguns postais que lhe conferem mais alma em papel do que ao vivo (o que é pouco usual)!
Tomei o pequeno-almoço, trazido na mochila, sentada num banquinho a ver os turistas entusiasmados a tirar fotografias. Toda a endomentária é digna de ser apreciada!

Segui, de metro, para a segunda estrutura aconselhada por recentes visitantes: Casa Milá, conhecida como "La Pedrera". Também em obras, daí que pensei que Barcelona fosse toda ela uma obra, mas nao, afinal!

Logo ali estava a Casa Terrades, embora nao se possa entrar, desde longe se percebe a grandiosidade e extravagância da obra de Puig.


Nas "shops" das casas e monumentos que ía visitando, a cor e originalidade de Gaudí estava muito presente nuns postais que diziam "Casa Batlló" e foi mesmo para essa magnífica e estrondosa casa que fui visitar. Um prédio de 8 andares, em que concerteza ninguém se importaria de ter um apartamento lá, nem mesmo se o vizinhos fossem maus... eu quero!!! Desde as salas amplas, às cores, luz e tudo em que se toca e pisa é fantástico. Hoje o dia será, definitivamente, dedicado a Gaudí, gosto dele! Para mostrar toda a casa numa só imagem, seria impossível, daí ter escolhido um pormenor, tal como Gaudí gosta, dos pormenores!


Já estava estafada, a Casa Batlló parecia perto da La Pedrera, mas nem era assim tao perto. Ganhei coragem e voltei para ver o que me esperava para esta noite... e a primeira impressao e visao nao foram as melhores:
É caso para dizer: Bom e barato há pouco quem!!! (Ah? N é assim que se diz?)

Almocei e tentei procurar a famosa Catedral... raios que foi difícil encontrar coisa tao grande!!! Mas, fico agora com a ideia que nao é de todo algo essencial para uma visita, ou nao estivesse ela em obras. Já tinha dito isto antes, n? (por acaso os senhores das obras nao podiam fazer a restauraçao em pedacinhos mais pequeninos, que é para o pessoal conseguir ver qualquer coisa. Façam isso às metades pra próxima!!!)Desisti de abandonar o meu amigo e surpreendente GAUDÍ e foi com coragem (se eu soubesse que era preciso tanta n teria ido) que parti para o Parc de Gaudí. É demais... simplesmente... duas palavras: ESPÉ TACULA!!!! E foi com algum esforço que toquei no lagarto ou salamandra que la se encontra. Acho que devia dar sorte ou coisa parecida, pelo menos estava tudo a tocar no bicho e aqui a menina foi disfarçadamente por a sua maozinha numa patinha dele. Aqui fica uma imagem duma pequena parte do maior banco do mundo!

Já sem sentir as pernas, a bexiga, os dedos dos pés, principalmente o mindinhu esquerdo fui ver o que queria ver de noite. Que caraças que nunca mais escurecia e já passavam das 19h... os nuestros hermanos sao lixados com a luz... foi pena, mas vi a torre AGBAR de dia! Nao volto la. A estaçao de metro é meia desértica e esperar que caia a noite para ir lá parece-me muito pouco boa ideia!

E assim vou! Dormir no meu beliche com um ferro no meio, ler um bocadinho para ver se esqueço a dor que o ferro me traz quando se espeta nas minhas ancas!
Banda Sonora para este post. Nao foi a minha banda sonora deste dia, mas poderia ter sito!
Tou morta, os erros vejo-os depois. Acho que vou ser atacada por um estrangeiro qq que queira vir à net no único computador que funciona direito (só há mais um e está desfocado e meio avariado, deve estar em obras!)

1 comentário:

Anónimo disse...

A Sagrada Família não está em obras... Ela ainda está em construção. A igreja por dentro ainda nem está construida. O Gaudí morreu antes da a obra acabar e ainda está longe do fim. Começou a ser construída em 1882 e eles têm uma previsão para o fim da construção, mas eu acho sinceramente que aquilo nunca mais vai acabar. A parte que viste com um aspecto mais antigo foi a primeira parte a ser construida. A parte mais interessante são os pormenores. Afinal talvez tivesse sido interessante teres entrado, eles têm uma exposição sobre a obra lá dentro e consegues ver melhor os pormenores.
Quanto ao Parque Güell, eu tinha avisado que era muito longe, mas também acho que vale a pena, é muito bonito!!! Viste a casa dele?
Não percas a Fundação Miró.
BOA VIAGEM!
Beijinhos